Aula 10 - 04.05.2021


Nesta aula seguimos trabalhando em 3D max. 

No site Archive3Dnet buscamos mobiliários para inserir em nossa sala. Neste site, basta fazer o download do arquivo se atentando para o tamanho do objeto, não deve ser muito pesado para não sobrecarregar o render final. Depois, basta fazer um "import-Merge" no modelo em questão. Os objetos podem ser rotacionados e movidos em x/y/z, e ainda copiados a partir do comando "clone", ao que devemos selecionar a opção "instance" para que todas as copias daquele objeto obedeçam às mesmas propriedades. 

A seguir, começamos a trabalhar a luz do nosso projeto. Inserimos um "Skydome", um recurso que possibilita o efeito de atmosfera. Para isso, criamos uma "Arnold Light" e a posicionamos fora do apartamento. Nas definições carregamos em "skydome" e configuramos para "latlong". A seguir, vamos voltar a esse comando para indicar "interior only" no portal de luz. 

Então, definimos os dois portais de luz para indicar que a luz passa pela janela. Criamos mais uma "Arnold Light" mas agora definimos como "quad" e alteramos o x e y para o tamanho do nosso caixilho. Apertando alt e movendo esse primeiro portal criamos a cópia para a segunda janela. 

Por fim, utilizamos uma imagem HDRI para melhorar e tornar mais plausível a iluminação do skydome. Buscamos uma imagem de céu com o sol visível de forma a ser mais controlável. Então, inserimos essa imagem no menu de materiais criando um "Bitmap". Com ele criado, puxamos a cordinha vermelha para associá-lo ao nosso "skydome". 





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog