Aula 4 - 16.03

Nesta aula  aprendemos a modelar a superfície de um terreno, usando como base o terreno de intervenção para a disciplina de projetos/urbanismo na Portela de Sintra. Por ser um terreno muito extenso a estrategia foi dividir a área em quadrantes de 200m, de modo a sobrecarregar menos o computador. De acordo com as imagens acima, executamos os seguintes passos:
1- Unimos as linhas do terreno em Polylines. Em seguida usamos o comando MEASURE para dividir cada curva de 2m em 2m.
2- Em aula fizemos a divisão apenas do primeiro quadrante. Em seguida conclui a divisão de todas as curvas do terreno.
3- Esta divisão altimétrica foi necessária pois fizemos o APPLOAD de uma rotina de autolisp, DTM, capaz de gerar uma superfície automaticamente a partir dos pontos no espaço (o ficheiro que fizemos download era capaz de ler 2000 pontos por vez.)
4- Por fim, repeti esse processo em todos os quadrantes finalizando a triangulação do terreno. Este método é também eficiente pois gera uma superfície flexível que podemos alterar quando necessário.


Em seguida, trabalhamos as curvas de um terreno qualquer afim de perceber como criar um plano de inclinação constante, ou seja o principio de criação de uma estrada. Usamos o comando PEDIT-Multiple- spline para suavizar as curvas sem perder os pontos originais. Desenhamos, então, uma estrada com 5m de largura (duplo sentido) e encontramos o seu ponto médio. 
Passamos três cortes para revelar a diferença entre a inclinação desejada para o plano em construção versus o perfil do terreno, nos dois limites da estrada e também no ponto médio. 
A partir dos cortes, foi possível construir os taludes que devem ter uma distancia constante ser paralelos entre si para garantir que todo o plano inclinado esteja ao nível do terreno.
Por fim, aprendemos os comandos LOFT e RULESURF para preencher a superfície desejada. Ambos geram superfícies através de polilinhas, contudo o comando LOFT é mais complexo e pode ser suavizado quanto mais linhas forem definidas a partir do comando SURFTAB1 / SURFTAB2/ ISOLINES- definir quantidade de isolinhas desejadas. 



Por fim, fizemos uma experiência de modelação de um sólido torcido e preenchemos suas superfícies com o comando LOFT, percebendo assim como esse comando nos permite visualizar modelos mais complexos e variados. 




 

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