Postagens

Mostrando postagens de março, 2021
Imagem
Aula 4 - 16.03 Nesta aula  aprendemos a modelar a superfície de um terreno, usando como base o terreno de intervenção para a disciplina de projetos/urbanismo na Portela de Sintra. Por ser um terreno muito extenso a estrategia foi dividir a área em quadrantes de 200m, de modo a sobrecarregar menos o computador. De acordo com as imagens acima, executamos os seguintes passos: 1- Unimos as linhas do terreno em Polylines. Em seguida usamos o comando MEASURE para dividir cada curva de 2m em 2m. 2- Em aula fizemos a divisão apenas do primeiro quadrante. Em seguida conclui a divisão de todas as curvas do terreno. 3- Esta divisão altimétrica foi necessária pois fizemos o APPLOAD de uma rotina de autolisp, DTM, capaz de gerar uma superfície automaticamente a partir dos pontos no espaço (o ficheiro que fizemos download era capaz de ler 2000 pontos por vez.) 4- Por fim, repeti esse processo em todos os quadrantes finalizando a triangulação do terreno. Este método é também eficiente pois gera uma s
Imagem
09.03 Aula 3 - S ó lidos Platônicos Nesta aula, falamos sobre a importância de parametrizar as ações a partir da construção de um tetraedro. Criamos um triangulo equilátero e usamos duas soluções para construir o objeto: rotacionar com uma referencia ou usar o comando ALIGN. Tamb é m usamos o comando ARRAY- polar, que funciona sempre de acordo com um eixo de rotação.  Em seguida, construímos um modelo tridimensional do museu de Niterói de Oscar Niemeyer. Para tal, ajustamos a escala de um corte, contornamos o desenho com POLI LINE criando um perfil 2D, e então usamos os comandos SURFTAB1, SURFTAB2 e ISOLINES para parametrizar as faces em 72 partes iguais. A partir dai, conseguimos fazer um rotação de 360 graus nos objetos e obter o modelo tridimensional final.  Por fim, foi necessário alterar os eixos da UCS para posicionar a base do objeto corretamento no eixo x.   
Imagem
  PARA PRATICAR Ao estudar o edifício Gallaratese de Aldo Rossi na aula de projetos resolvi fazer um modelo tridimensional utilizando os comando aprendidos na aula de modelação. Correu bem, contudo, como tive um erro na medida dos pilares acabei não conseguindo executar o comando ARRAY para definir as janelas. A métrica dos vãos dos alçados diz respeito aos mesmos espaçamentos dos pilares e esse erro apareceu no produto final. 
Imagem
02.03 Aula 2- Iniciação a modelação   Nesta aula falamos sobre o eixo de rotação, aprendendo localizar os eixos X,Y,Z no espaço. Percebemos assim a diferença entre uma coordenada relativa e uma coordenada absoluta. A partir do comando EXTRUDE começamos a criar sólidos e com o comando SUBSTRACT pudemos manipular seus volumes. Trabalhamos ainda com os comandos SLICE, para fatiar as faces desejadas, e o ARRAY que permitiu gerar um alçado com janelas simétricas a partir de linhas e colunas.  Por fim, percebemos como alterar o eixo UCS para conseguir trabalhar em um alçado espec í fico.